quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Túnel da Luz


Hoje em dia na comunicação social fala-se muito no túnel da luz, será que tem razões de ser ou é apenas uma maneira de desviar as atenções e desculpar os casos de violência no futebol português?

Pelo que li na comunicação social a história começa com um segurança que ofende um jogador que mais tarde sai do balneário e com um colega agride esse mesmo segurança.
Agora vamos por partes, se o segurança de facto o ofendeu ou o incitou à violência a resposta era ofende-lo de volta e nunca agredi-lo fisicamente porque já sabia que recebia um castigo muito maior, pois é um desportista e quer queira quer não os jogadores de futebol são um exemplo para a sociedade, logo o maior erro é do jogador e sem duvida o culpado pois o segurança fez exactamente o que lhe competia quando alguém é agredido, apresentar queixa-crime no tribunal civil. E a liga tem o dever de multar os referidos jogadores de 6 meses a 3 anos.
Esse segurança alega que não ofendeu ninguém, e os jogadores afirmam que sim, é claro haja ou não ofensas os jogadores vão sempre dizer que sim, pois não existe provas do contrario e isso irá ter um atenuante na sua suspensão e tendo em conta as mais recentes escutas publicadas no YouTube sabemos que o Porto tenta manipular as decisões na liga através da comunicação http://www.youtube.com/watch?v=P2dX61WvLDE (exemplo do caso da bota do Deco) alias ainda na terça-feira o porto utilizou o Ruben Micael para acusar o Benfica que sem qualquer contexto lembrou-se depois de vários meses de coisas que se passaram no estádio da Luz e que mais tarde nesse mesmo dia de jogo o Treinador do Nacional, Manuel Machado, no flash-interview veio dizer que o que se passou no intervalo foi os insultos normais que acontece em todos os jogos e que não foi nada demais, nesse dia foi um jogo bastante disputado e os jogadores entraram em picardias e já perto dos balneários pressuponho que tenha havido uma troca de palavras menos simpáticas entre os jogadores como acontece na maior parte dos jogos, e ninguém duvida que as recentes entrevistas do Ruben e Falcão tenham sido planeada pelo FCPorto, é uma táctica subtil e eficiente para reduzir as penas de Hulk e Sapunaru, funcionaria claro não fosse o facto de que já todo o Portugal saber como funciona o Porto, espero sinceramente que o Benfica apresente imagens desse dia para ver se o que Ruben Micael diz é ou não verdade.
Agora em relação á suspensão dos jogadores devemos de referir que quem propôs essa medida á liga foi o FCPorto e apenas 3 clubes rejeitaram, entre eles o Benfica.
Agora em relação aos túneis em que o Benfica está envolvido, existiu 2 casos mais importantes, o do Braga em que o Benfica saiu muito prejudicado, visto o Cardozo levou 2 jogos de castigo e as imagens fornecidas provaram que ele não estava em instância alguma envolvido em agressões, o que se viu foi num lado os jogadores do Braga a tentar e a agredir 2 jogadores do Benfica conforme são demonstradas pelas imagens fornecidas, ainda de salientar que as imagens demoraram 2 meses para serem apresentadas á liga.
http://www.youtube.com/watch?v=NSOU9J0fLXo
http://www.youtube.com/watch?v=COdpsYfW0JE&feature=related
Reparem no minuto 1:40 os jogadores da braga do lado esquerdo e do lado direito não se encontra jogador nenhum do Benfica. A Expulsão do cardozo deve-se provavelmente ao inicio em que ele tenta afastar os outros jogadores e o arbitro auxiliar acha que foi tentar agredir alguém.
Depois existe o caso da Luz em que não existe ninguém do staff, adeptos nem jogadores envolvidos e que o nome do Benfica é que fica manchado pelo mau perder do Porto que através da comunicação social vêem se fazer de vítimas, a destacar que logo assim que foram pedidas o Benfica apresentou em menos de 5 dias úteis todas as imagens do acontecimento.
Agora em relação ao Benfica - Porto de 2009 ( http://www.youtube.com/watch?v=7GOoM9q5dus ), o porto tem a memoria mais curta pois após esse jogo o Benfica apresentou queixa á liga por agressões de jogadores do porto, á 2 tipos de filmagens a primeira corresponde ao dia antes do jogo em que o Benfica moveu a câmara para apontar para uma saída, não vejo porque mudaram para fazer algo que não foi filmado pois o que a câmara estava a filmar a outra continua a gravar a mesma area, depois vê-se uma tentativa de agressão a um membro do FCPorto que sinceramente não dá para perceber quem são os envolvidos mas se existe alguém ligado ao Benfica espero muito bem que esse elemento seja castigado, na 2ª parte das imagens que acontece perto da câmara que foi movida e apontada para a saída desse mesmo local o que se vê são os jogadores do Porto exaltados e inclusive o Helton, Hulk e Rodrigues a agredir vários agentes de segurança, que o Benfica mais tarde apresentou queixa á liga desses 3 jogadores, e não se vê nenhum jogador do Benfica nessas imagens a não ser o Rui Costa que aparece longe da confusão a assistir.

30 anos de casos nos bastidores de jogos:

Nos anos 80 o guarda Abel ficou famoso por liderar um grupo de agentes que intimidava os jogadores, dirigentes e adeptos equipas adversárias que visitavam o antigo Estádio das Antas. Em 2004, foi a vez de José Mourinho estar envolvido num incidente com o Sportinguista Rui Jorge, aos rasgar-lhe a camisola de Rui Jorge em Alvalade.
Na época passada, Nuno Gomes viu o vermelho directo, já no túnel, após jogo com o Nacional da Madeira e ainda pagou multa de mil euros, nesse jogo o delegado da Liga, João Pedro Simões Dias, foi punido com 18 meses de suspensão, por ‘falsificação’ do relatório do jogo em virtude da expulsão errada.
Esta época, No estádio Axa em Braga houve agressões e os bracarenses acabaram por divulgar imagens do sucedido, sem conseguir provar no, entanto, as acusações lançadas aos jogadores encarnados.
O incidente mais recente no estádio da Luz não deixa de ser insólito, pois não envolveu qualquer jogador da equipa da casa e sim da equipa visitante, FC Porto.

Resumindo:
Ninguém obrigou os jogadores Portistas a agredir os seguranças, e este vídeo um ano antes serve única e exclusivamente para desviar atenções de tudo o que negativo se centra à volta da equipa do Porto, um mau momento da sua equipa, terceiro lugar no campeonato, escutas do apito dourado disponíveis para todos no youtube e os casos de violência e indisciplina da equipa azul e branca.
Espero que a verdade desportiva fale mais alto e que isto não volte a acontecer e que o futebol consiga dar a volta por cima e valorizar o jogo em si.

Já agora peço desculpa pelo longo texto, pois existe alturas de uma pessoa que precisa de se concentrar noutros assuntos e esvaziar um pouco a cabeça, mas prometo que vale a pena ler:)

ps: vejam os videos todos

Sem comentários:

Enviar um comentário