quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Túnel da Luz


Hoje em dia na comunicação social fala-se muito no túnel da luz, será que tem razões de ser ou é apenas uma maneira de desviar as atenções e desculpar os casos de violência no futebol português?

Pelo que li na comunicação social a história começa com um segurança que ofende um jogador que mais tarde sai do balneário e com um colega agride esse mesmo segurança.
Agora vamos por partes, se o segurança de facto o ofendeu ou o incitou à violência a resposta era ofende-lo de volta e nunca agredi-lo fisicamente porque já sabia que recebia um castigo muito maior, pois é um desportista e quer queira quer não os jogadores de futebol são um exemplo para a sociedade, logo o maior erro é do jogador e sem duvida o culpado pois o segurança fez exactamente o que lhe competia quando alguém é agredido, apresentar queixa-crime no tribunal civil. E a liga tem o dever de multar os referidos jogadores de 6 meses a 3 anos.
Esse segurança alega que não ofendeu ninguém, e os jogadores afirmam que sim, é claro haja ou não ofensas os jogadores vão sempre dizer que sim, pois não existe provas do contrario e isso irá ter um atenuante na sua suspensão e tendo em conta as mais recentes escutas publicadas no YouTube sabemos que o Porto tenta manipular as decisões na liga através da comunicação http://www.youtube.com/watch?v=P2dX61WvLDE (exemplo do caso da bota do Deco) alias ainda na terça-feira o porto utilizou o Ruben Micael para acusar o Benfica que sem qualquer contexto lembrou-se depois de vários meses de coisas que se passaram no estádio da Luz e que mais tarde nesse mesmo dia de jogo o Treinador do Nacional, Manuel Machado, no flash-interview veio dizer que o que se passou no intervalo foi os insultos normais que acontece em todos os jogos e que não foi nada demais, nesse dia foi um jogo bastante disputado e os jogadores entraram em picardias e já perto dos balneários pressuponho que tenha havido uma troca de palavras menos simpáticas entre os jogadores como acontece na maior parte dos jogos, e ninguém duvida que as recentes entrevistas do Ruben e Falcão tenham sido planeada pelo FCPorto, é uma táctica subtil e eficiente para reduzir as penas de Hulk e Sapunaru, funcionaria claro não fosse o facto de que já todo o Portugal saber como funciona o Porto, espero sinceramente que o Benfica apresente imagens desse dia para ver se o que Ruben Micael diz é ou não verdade.
Agora em relação á suspensão dos jogadores devemos de referir que quem propôs essa medida á liga foi o FCPorto e apenas 3 clubes rejeitaram, entre eles o Benfica.
Agora em relação aos túneis em que o Benfica está envolvido, existiu 2 casos mais importantes, o do Braga em que o Benfica saiu muito prejudicado, visto o Cardozo levou 2 jogos de castigo e as imagens fornecidas provaram que ele não estava em instância alguma envolvido em agressões, o que se viu foi num lado os jogadores do Braga a tentar e a agredir 2 jogadores do Benfica conforme são demonstradas pelas imagens fornecidas, ainda de salientar que as imagens demoraram 2 meses para serem apresentadas á liga.
http://www.youtube.com/watch?v=NSOU9J0fLXo
http://www.youtube.com/watch?v=COdpsYfW0JE&feature=related
Reparem no minuto 1:40 os jogadores da braga do lado esquerdo e do lado direito não se encontra jogador nenhum do Benfica. A Expulsão do cardozo deve-se provavelmente ao inicio em que ele tenta afastar os outros jogadores e o arbitro auxiliar acha que foi tentar agredir alguém.
Depois existe o caso da Luz em que não existe ninguém do staff, adeptos nem jogadores envolvidos e que o nome do Benfica é que fica manchado pelo mau perder do Porto que através da comunicação social vêem se fazer de vítimas, a destacar que logo assim que foram pedidas o Benfica apresentou em menos de 5 dias úteis todas as imagens do acontecimento.
Agora em relação ao Benfica - Porto de 2009 ( http://www.youtube.com/watch?v=7GOoM9q5dus ), o porto tem a memoria mais curta pois após esse jogo o Benfica apresentou queixa á liga por agressões de jogadores do porto, á 2 tipos de filmagens a primeira corresponde ao dia antes do jogo em que o Benfica moveu a câmara para apontar para uma saída, não vejo porque mudaram para fazer algo que não foi filmado pois o que a câmara estava a filmar a outra continua a gravar a mesma area, depois vê-se uma tentativa de agressão a um membro do FCPorto que sinceramente não dá para perceber quem são os envolvidos mas se existe alguém ligado ao Benfica espero muito bem que esse elemento seja castigado, na 2ª parte das imagens que acontece perto da câmara que foi movida e apontada para a saída desse mesmo local o que se vê são os jogadores do Porto exaltados e inclusive o Helton, Hulk e Rodrigues a agredir vários agentes de segurança, que o Benfica mais tarde apresentou queixa á liga desses 3 jogadores, e não se vê nenhum jogador do Benfica nessas imagens a não ser o Rui Costa que aparece longe da confusão a assistir.

30 anos de casos nos bastidores de jogos:

Nos anos 80 o guarda Abel ficou famoso por liderar um grupo de agentes que intimidava os jogadores, dirigentes e adeptos equipas adversárias que visitavam o antigo Estádio das Antas. Em 2004, foi a vez de José Mourinho estar envolvido num incidente com o Sportinguista Rui Jorge, aos rasgar-lhe a camisola de Rui Jorge em Alvalade.
Na época passada, Nuno Gomes viu o vermelho directo, já no túnel, após jogo com o Nacional da Madeira e ainda pagou multa de mil euros, nesse jogo o delegado da Liga, João Pedro Simões Dias, foi punido com 18 meses de suspensão, por ‘falsificação’ do relatório do jogo em virtude da expulsão errada.
Esta época, No estádio Axa em Braga houve agressões e os bracarenses acabaram por divulgar imagens do sucedido, sem conseguir provar no, entanto, as acusações lançadas aos jogadores encarnados.
O incidente mais recente no estádio da Luz não deixa de ser insólito, pois não envolveu qualquer jogador da equipa da casa e sim da equipa visitante, FC Porto.

Resumindo:
Ninguém obrigou os jogadores Portistas a agredir os seguranças, e este vídeo um ano antes serve única e exclusivamente para desviar atenções de tudo o que negativo se centra à volta da equipa do Porto, um mau momento da sua equipa, terceiro lugar no campeonato, escutas do apito dourado disponíveis para todos no youtube e os casos de violência e indisciplina da equipa azul e branca.
Espero que a verdade desportiva fale mais alto e que isto não volte a acontecer e que o futebol consiga dar a volta por cima e valorizar o jogo em si.

Já agora peço desculpa pelo longo texto, pois existe alturas de uma pessoa que precisa de se concentrar noutros assuntos e esvaziar um pouco a cabeça, mas prometo que vale a pena ler:)

ps: vejam os videos todos

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Crónica Sporting

O 31 de Alvalade

Seria Sá Pinto a pessoa ideal para o cargo? Um jogador com um passado cheio de sucessos e também com alguns insucessos e alguns casos como este que se passou com Liedson.

Tudo isto apenas por Liedson ter ficado descontente pelos adeptos não aceitarem o facto de um jovem e promissor guarda-redes ter um erro que é normal num jovem. Tudo isto vem apenas destabilizar um Sporting com muitos problemas desde o inicio da época, uma equipa que vinha crescendo.

Sá Pinto quis mandar num balneário que deve ter como primeiro líder o treinador e depois sim o directo desportivo.

Que consequência terá este caso?

Para já a inevitável saída de Sá pinto, e será o Sporting capaz de continuar com as boas exibições e com os bons resultados onde se regista as 8 vitorias seguidas

Isto tudo levanta outra questão, quem será o próximo Director desportivo?

Irá Bettencourt apostar em alguém experiente no cargo como Carlos Freitas e com cartas dadas na área, pessoa que já tinha sido falado aquando da entrada de Sá Pinto, ou então ira apostar noutra pessoa com pouca experiência no cargo



“Altos e Baixos”

A subir:

Trofense

Apesar de jogar na 2º liga criou muitas dificuldades a um grande do futebol Português neste caso o Sporting

A descer:

Sá Pinto VS Liedson

Um caso apenas para destabilizar ainda mais o Sporting








segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Rio Ave- Benfica TL


Boas noites camaradas

Este domingo assistimos a mais uma razoável exibição do Sport Lisboa e Benfica, sinceramente não esperava uma exibição muito melhor, esperava uma exibição com o ritmo de jogo mais pausado e um pouco mais agressivo por parte do Rio Ave, mas isso não se veio a confirmar visto o Rio Ave jogou bastante bem a nível posicional e interceptou imensas bolas a meio campo que contribuiu para uma exibição muito fraquinha de Aimar, Carlos Martins e Saviola visto que a troca de bola estava muito condicionada pelos poucos espaços que o Rio Ave permitia que também teve uma boa prestação no ultimo terço do terreno em função ao orçamento que disponível, destaco o Bruno Gama que soube aproveitar alguns erros e criar perigos que pôs a defesa do “Glorioso” em sentido.

O Benfica explorou bastante os flancos principalmente o esquerdo onde tínhamos o Di Maria e Fábio Coentrão numa boa forma e foram sempre os jogadores do Benfica que mais se esforçaram para chegar ao golo a par de Cardozo que apesar de não ser um jogador rápido esforçou-se bastante para chegar a todas as bolas, neste jogo notou-se bem que o Carlos Martins, apesar do golo, não é um jogador para jogar nas alas e notou-se a falta que a velocidade de Ramires faz no lado direito do ataque Benfiquista.

Foi um jogo para a Taça da Liga que como maior parte dos adeptos de futebol eu não atribuiu muita importância mas o Benfica tem de entrar em todas as competições para ganhar, mas acho que o Jorge Jesus poderia ter arriscado mais e dado alguns minutos a jogadores suplentes como Nuno Gomes, Ruben Amorim e Sidnei, neste jogo o escolhido para ocupar a baliza foi o Moreira um bom suplente na equipa encarnada apesar de não ser um grande guarda-redes (talvez pelo facto de não jogar com muito regularidade) acho que tem um potencial tão bom quanto o Quim, sendo a baliza uma das áreas mais fracas do Benfica (a outra na minha opinião é o lado esquerdo da defesa) acho que devia evitar gastar o dinheiro em mais avançados e investir num guarda-redes de alto nível.

Em termos de lances polémicos existiram muito poucos pois qualquer um dos lances mais falados poderiam ou não ser marcados que não teriam alterado o resultado do jogo, houve várias mãos na bola do lado da equipa do Rio Ave que não foram sancionadas mas aceita-se pois durante o jogo é difícil estar atento a todos os pormenores, não houve foras de jogos mal assinalados, é certo que Coentrão poderia ver o cartão vermelho mas tendo em conta que só tinha feito uma falta, que o jogo já se encontrava morno e não existiu faltas violentas durante toda a partida aceita-se que o cartão não tenha saído do bolso do arbitro, o penalti que o David Luiz cometeu foi um pouco infantil pois já havia pouco espaço para o avançado marcar, e á primeira vista pareceu-me que houve penalti após assistir à analise do lance não mudei de opinião mas já vi lances muito mais graves na área de outros clubes que não o Benfica que não foram sancionados por isso cabe ao arbitro escolher se marca ou deixa passar também devo destacar que o penalti deveria ser repetido pois encontrava-se pelo menos 1 jogador do Rio Ave dento da grande área antes do penalti ser convertido. O Rio Ave jogou um futebol muito mais bonito que maior parte das equipas portuguesas quando jogam contra um grande, e isso fez o jogo tornar-se muito mais bonito e atractivo que veio a compensar os poucos lances ofensivos existentes durante o jogo.

Para concluir dou os parabéns ao Rio Ave por se ter debatido com garra e foi um bom jogo de futebol e bastante agradável.

Pontuação do jogo:

6.4/10

Pontuações do jogo (3 melhores jogadores):

Di Maria-7

Bruno Gama-6.5

Cardozo-6.3

“Altos e Baixos”

A subir: Robinho pela frase referente ao seu desejo de sair de M City e rumar ao seu clube do coração (Santos).

«O importante é ser feliz. O dinheiro não é tudo»

É com estes jogadores que o futebol tem mais emoção quando o jogador sofre com o coração e não com a cabeça.

A descer: Violência no futebol, pois está cada vez a atrair mais atenção que o jogo em si e isso estraga o espectáculo que é o futebol, e cada vez atinge pessoas mais importantes dentro do futebol.






Formação para o próximo jogo:

Nuno Gomes porque?

Estamos em ano de mundial e Nuno Gomes é um bom avançado que não está a ter as suas oportunidades na equipa do Benfica, sinceramente ele já não tem potencial para ser melhor que Saviola mas é um líder e apaixonado pelo Benfica e com ele a equipa ganha uma força maior e puxa muito pelos adeptos e como vamos jogar em casa isso poderia ser um factor muito importante.

100+

Saudações Benfiquistas